Satisfação do cliente certamente é um dos objetivos de um negócio e/ou empresa. Para tanto, é necessário um conjunto de ações e atentar-se à comportamentos, entregas e formas de avaliação. Além de satisfazer, é preciso fidelizar, política que representa uma estratégia rentável à empresa e ao negócio, e sobretudo, uma dimensão para sua sustentabilidade.
Assim, é importante desenvolver competências como:
- Identificar as necessidades e preferências dos clientes, sistematizando informações de acordo com os padrões estabelecidos pelo empreendimento, preservando sua intimidade e adotando postura discreta e refinada, para gerar um atendimento personalizado e proporcionar experiências bem sucedidas.
- Interpretar e analisar indicadores que demonstrem o grau de satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, utilizando técnicas, materiais e equipamentos relacionados às diversas etapas do ciclo do serviço para planejamento de ações que visem atender à suas necessidades, adequação dos produtos e serviços, gerando sua fidelização e engajamento.
Em
quase todos os segmentos do mercado existe um comportamento muito comum, de
tratarmos nossos clientes de forma igual.
Será
que esta é uma maneira correta e eficaz para buscarmos a fidelização dos
clientes?
Evidente
que não. Além de cada um de nós sermos únicos no mundo, temos necessidades e
comportamentos distintos. Ou
seja, para pensarmos em fidelizar, primeiro é necessário conhecer nossos
clientes. Para isso, é importante fazermos algumas perguntas, tais como:
(Paulo Marcante, Sebrae Online, 3º fascículo)
• Por
que ele compra?
•
Como compra?
•
Como se paga?
•
Quando compra?
•
Quem compra ou quem influencia a compra?
•
Quanto compra?
Política de fidelização é o mesmo que a construção de relacionamento com o cliente. Além das ferramentas de comunicação que o marketing utiliza para aprofundar o contato, o hoteleiro também é instrumento poderoso na busca desse relacionamento. E ele só transborda aquilo que ele possui e tem a oferecer.
A qualidade no atendimento ao cliente é determinante para sua fidelização. Se nos limitarmos a atender suas expectativas, talvez volte, ou talvez não volte ao nosso meio de hospedagem. Contudo, se nesse contato, o profissional do meio de hospedagem conseguir atender as necessidades do cliente, surpreendê-lo e encantá-lo, superando suas expectativas, ele provavelmente voltará brevemente a comprar e até recomendar aos amigos.
Tal qualidade e encantamento se dão de diversas maneiras, veja o caso abaixo de modo que possamos refletir juntos.
Certamente, a resposta D é a mais assertiva, visto que atende uma necessidade da cliente. Ainda que as alternativas B e C representem reações positivas, muitas vezes, a identificação e a simpatia não ajudam, é preciso ser empático, buscar com o outro um plano de ação que atenda uma necessidade. A indiferença é a reação menos hospitaleira e ética, portanto, não adequada.
Assim, é por meio do relacionamento que transformamos os clientes em fãs.
Você se lembra quando se apaixonou? Para conquistar a pessoa amada e criar um relacionamento, o que você fez? Deu chocolate? Usou aquela roupa ou perfume especial? Ou seja, você teve atenção, carinho e dedicou-se, não é mesmo? E para isso, você ouviu, observou, perguntou até conhecer os gostos, interesses, necessidades e vontades. Assim, devemos fazer o mesmo com os nossos hóspedes, uma escuta empática, atenção e dedicação. (Paulo Marcante, Sebrae Online, 3º fascículo)
Você se lembra quando se apaixonou? Para conquistar a pessoa amada e criar um relacionamento, o que você fez? Deu chocolate? Usou aquela roupa ou perfume especial? Ou seja, você teve atenção, carinho e dedicou-se, não é mesmo? E para isso, você ouviu, observou, perguntou até conhecer os gostos, interesses, necessidades e vontades. Assim, devemos fazer o mesmo com os nossos hóspedes, uma escuta empática, atenção e dedicação. (Paulo Marcante, Sebrae Online, 3º fascículo)
Nos negócios, o objetivo da fidelização é reter os clientes, evitando que migrem para a concorrência, e aumentar o valor dos negócios que eles proporcionam. (Cristina Moutella, 2002)
Conquistar um novo consumidor custa caro, assim, é mais vantajoso investir nos programas de fidelização. Atenção à cinco tópicos importantes
- Um bom produto ou serviço será sempre a base para o desenvolvimento da fidelidade do cliente;
- Desenvolver a fidelidade do cliente deve ser um compromisso de toda a empresa;
- As empresas devem desenvolver produtos e serviços personalizados;
- Reunir informações e transformar em ações efetivas;
- Nunca perca de vista as atividades praticadas no mercado, tendências.
Seis passos para fidelizar um cliente
1.Desenhar um produto ou serviço de qualidade;
2.Fazer com que os clientes em potencial saibam dos serviços/produtos (serviços criativos);
3.Oferta de um serviço/produto de qualidade;
4.Conseguir informações do cliente;
5.Manter contato com o cliente;
6.Enviar promoções.
Existem vários modelos de fidelização de clientes, conforme apresentado por Cristina Moutella (2002), veja abaixo:
Modelo
de Recompensas tem
por objetivo recompensar o relacionamento do cliente e a repetição da compra
com prêmios, bônus ou incentivos. Exemplo: Espaços VIP em eventos.
Modelo
Educacional tem
como objetivo educar o cliente para o uso do produto ou serviço. Exemplo:
Catho.
Modelo
Contratual funciona como um clube de clientes, onde
o cliente paga uma taxa para se tornar membro e usufruir de uma série de
benefícios exclusivos aos sócios. Exemplo:
Assinatura de portais.
Modelo
de Afinidade também
funciona como um clube, com a diferença de que agrupa pessoas com um interesse
em comum. Exemplo: Torcedores da fiel.
Modelo
de Serviço de Valor Agregado o
cliente é recompensado por seu relacionamento através de algum serviço agregado
à compra do produto ou ao uso do serviço. Exemplo: Rede hoteleira , Cia Aérea e
locadoras de carros que prestam serviço de traslado.
Modelo
de Aliança é utilizado por empresas que fazem uma
parceria para prestar um serviço diferenciado. Exemplo: Hotéis e agências de
turismo.
Políticas de Fidelização
Marketing Dirigido - leva em consideração as preferências
dos clientes e dos segmentos que atua, conhece as especificidades do cliente e
desenvolver ações direcionadas.
Combos e promoções - vendas casadas, redução do custo pelo
aumento da demanda; parcerias com outros equipamentos turísticos;
aproveitamento dos produtos e serviços já disponíveis.
Brindes e amenities
– divulgam
a identidade visual da empresa, associação entre cotidiano, conforto e
bem-estar; não perecível, mas temporário.
Fatores que influenciam na satisfação dos
clientes: (Moutella
, 2002, adaptado)
- Produtos e serviços de qualidade
- Preço percebido como justo
- Condições de pagamento satisfatórias
- Disponibilidade de produtos/serviços
- Entrega adequada, conforme descrito e expectativa
- Escuta atenciosa
- Descontos e ofertas especiais
- Facilidade da compra (localização, tempo de espera, burocracia, interação, flexibilidade)
Pontos de atenção:(Moutella
, 2002, adaptado)
- As expectativas dos clientes aumentam com o tempo;
- Satisfazer demanda investimento;
- A satisfação pode ser imediata, obtida em uma única transação, diferente da fidelização que se conquista a longo prazo;
- Todos os clientes devem estar satisfeitos, mas nem todos serão fidelizados.
Satisfazer e fidelizar demanda confiança.
Não é gerenciar produtos, mas pessoas. Alguns meios de hospedagem veem os hóspedes como adversários, desconfiam
de seus clientes e geram desentendimentos.
E por
que isso ocorre? (Cristina Moutella , 2002,
adaptado)
- Os funcionários não possuem autonomia para tomar decisões
- Os funcionários não são motivados a tomar decisões em favor do cliente
- Não existe um ambiente propício para a colaboração do cliente
Para reforçar o que foi visto, assista aos vídeos abaixo:
Para avaliar a satisfação dos clientes é importante investigar e pesquisar. As pesquisas podem ser de diversos formatos, online, impressas, em plataformas próprias ou em outros sites, com questões abertas ou fechadas (múltipla escolha). O importante é levantar os dados, analisá-los e propor ações factíveis. Veja alguns exemplos a seguir.
Conforme dito acima, além de coletar os dados, é preciso ações posteriores, como a realização de um diagnóstico e elaboração de estratégias. Atenção aos passos:
- Organizar os dados;
- Analisar: o que está bom, o que pode aprimorar e o que está ruim e deve corrigir imediatamente;
- Identificar os motivos, causas e conjunturas;
- Estabelecer diretrizes estratégicas;
- Propor ações para atender as diretrizes.
Atividades
Responda
as questões abaixo:
- Porque é importante fidelizar clientes?
- Você acredita que todos os hóspedes/clientes são iguais? Porque?
- Como você pode construir um relacionamento com seus hóspedes?
- Por que o profissional da hotelaria é tão importante no processo de relacionamento com os clientes?
- Quais os benefícios que um cliente fidelizado gerará para a empresa?
Pesquise
modelos e tipos de pesquisas de satisfação (impressas,
digitais, em portais como booking e, inspirado(a) nos exemplos, defina:
- O que irá avaliar do seu negócio (projeto)?
- Como será aplicada?
- Quais serão as políticas de fidelização utilizará no seu negócio?
Marcante, Paulo. Fidelização do cliente. Sebrae: Biblioteca Online.
Moutella, Cristina. (2002) Fidelização de Clientes como Diferencial Competitivo. Senac SP: Intranet.
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