Marketing é uma filosofia
ou atividade que integra a gestão empresarial em sua totalidade, motiva as
estratégias e discussões; trata-se de
um conjunto de técnicas que visam antecipar, identificar e satisfazer as
necessidades do consumidor.
O que são os 4P?
Preço: É a proposta de valor que busca entregar ao mercado, seja um produto ou serviço, tangível ou intangível.
Praça: São os canais de distribuição nos quais os produtos e ou serviços serão divulgados, disponibilizados, comercializados e vendidos.
Promoção: É o meio que dará visibilidade ao seu produto e/ou serviço, tanto junto ao público efetivo quanto o potencial.
Preço: Refere-se aos processos de precificação de seus produtos e serviços, os quais envolvem, dentre um conjunto de variáveis, a sensibilidade do cliente, a sazonalidade, o custo de material e operação, a marca, a percepção de valor e o posicionamento de mercado.
Veja o exemplo no quadro abaixo de como percebe-se diferentes "P", conforme o segmento de mercado.
Para tanto, é importante conhecer o público alvo, ou melhor, desenhar a persona de seu negócio. Veja o quadro abaixo, elaborado pela rockcontent.
Uma maneira de conhecer essa persona, é elaborando um mapa da empatia, conforme o quadro que segue. As questões ao lado ajudam no preenchimento.
Definido o segmento de mercado, os 4 P, é importante a definição de uma identidade visual e um slogan para o negócio. Estes são elementos essenciais das estratégias de marketing e posicionamento de mercado.
Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens etc. Resumidamente, a Identidade Visual é a imagem ampliada da marca. Veja a seguir alguns exemplos.
O Slogan é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou marca. Ela é usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito. É geralmente utilizado por empresas. Pode ter um valor concreto ou abstrato. Pode ser político ou publicitário.
Veja alguns exemplos:
“Trabalhadores do mundo, uni-vos” - Karl Marx
“País rico é País sem pobreza” - Governo Dilma
“Brasil, um País de todos” - Governo Lula
“Pátria amada Brasil” - Governo Bolsonaro
“Dedicação total à você” - Casas Bahia
“De mulher para mulher” - Marisa
“Vem ser feliz” - Magazine Luiza
“Mil e uma utilidades” - Bom Bril
“Lugar de gente feliz” - Pão de Açúcar
“Sinta-se bem-vindo (Feel welcome)” - Rede Accor
Para elaboração de Identidade visual e slogan, sugere-se o uso da plataforma Canva. Abra a plataforma e use a criatividade para conceber a marca de seu negócio, considerando as dicas abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário